Passar para o Conteúdo Principal Top

Festa do Vinho Verde

fundo-festa-vinho-verde

Festa do Vinho Verde e a I Exposição de Bovinos Autóctones Nacionais em Ponte de Lima - 18 a 21 de Junho

31 Maio 2010

A Festa do Vinho Verde e a I Exposição Nacional de Bovinos Autóctones Nacionais dão o mote de abertura a um conjunto de Feiras que o Município de Ponte de Lima vai promover nos próximos meses.

A e a dão o mote de abertura a um conjunto de Feiras que o Município de Ponte de Lima vai promover nos próximos meses. A aposta na promoção e valorização dos produtos endógenos é a missão do Município de Ponte de Lima ao desenvolver estes eventos em parcerias com diversos agentes do Concelho.

No ano em que celebra o seu vigésimo aniversário, a Festa do Vinho Verde e dos , reforça a promoção dos Vinhos da região, e apresenta ainda uma Mostra de Produtos típicos da região, desde os doces aos enchidos tradicionais.

Organizada em parceria com a e a , a edição deste ano apresenta outras novidades, como a realização de provas equestres e a I Exposição de Bovinos Autóctones Nacionais.

Do programa salientamos o Concurso Combinado de Atrelagem e as Finais do Campeonato Nacional de , Chega de Bois, e o tradicional Mercado de Gado.

Relativamente à I Feira e Exposição de Bovinos Autóctones Nacionais e as 1ªas Jornadas Técnicas de Bovinos Autóctones, trata-se de uma iniciativa do Município de Ponte de Lima em parceria com a - Associação de Bovinos de Raça Minhota, - Cooperativa dos Agricultores do Vale do Lima e a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal.

Sendo Ponte de Lima, um Concelho com forte tradição na realização de feiras e mercados ligados à comercialização de animais vivos, nomeadamente de raças autóctones, este evento apresenta-se como uma mais valia para promover e divulgar as raças minhotas.

Para além da exposição, que vai contar com a presença de Associações de criadores de bovinos de raças autóctones de todo o país, incluindo a região autónoma dos Açores, realizar-se-ão as 1ªs dirigidas aos criadores, estudantes e técnicos do sector.

Estas jornadas, pretendem ser o ponto de encontro de criadores e técnicos do sector, bem como um momento de reflexão e debate acerca do mesmo. Os Secretários técnicos de cada raça terão a oportunidade de apresentar as características de cada uma, assim como as especificidades e programas de melhoramento.

A par da promoção e dinamização do sector, esta feira apresenta espaços de restauração representantes de cinco raças bovinos, Minhota, Marinhoa, Arouquesa, Barrosã e Cachena.

Para mais informação, consulte:

(PDF | 1,73 mb)

 

Programa provisório da Exposição de Bovinos Autóctones Nacionais: